quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Intercalares?

"À pergunta «Pessoalmente é ou não favorável de que se realizassem em breve eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa?» 57,2% dos inquiridos respondeu «sim» e 34,3% disse «não».

Sem opinião manifestaram-se 8,5% da amostra retirada dos cadernos eleitorais do município de Lisboa.

Na sequência das investigações, a vereadora do Urbanismo, Gabriela Seara, suspendeu o mandato depois de ter sido constituída arguida e o presidente Carmon a Rodrigues admitiu demitir-se caso o seu vice-presidente, Fontão de Carvalho, venha também a ser constituído arguido.

O socialista João Soares é considerado o melhor candidato da esquerda com 35,9% das intenções, seguido de Mega Ferreira com 12,5% e do vereador do Bloco de Esquerda na CML, José Sá Fernandes, com 8,8%.

Seguem-se o ministro da Administração Interna, António Costa, com 8,8% das preferências, os socialistas Manuel Maria Carrilho e Jorge Coelho, com 8,6 e 6%, respectivamente, surgindo em último o vereador comunista Ruben Carvalho (5,5%).

Quanto aos candidatos da direita, o melhor posicionado é o antigo presidente da câmara Santana Lopes, com 26%.

O actual autarca, Carmona Rodrigues, é o escolhido para 23,7% dos inquiridos, seguido da presidente da Assembleia Municipal, Paula Teixeira da Cunha, com 18,1%.

O líder do PSD, Marques Mendes, surge em quarto lugar (15,4%), seguido de Paulo Portas (8,3%), da vereadora do CDS/PP, Maria José Nogueira Pinto, (7,3%) e de Marcelo Rebelo de Sousa (1,2%).

Para os inquiridos, Jorge Sampaio foi o melhor presidente de câmara de Lisboa (29,2%), seguido de João Soares (26,3%) e de Nuno Abecassis (14,6%).

A sondagem do Correio da Manhã foi realizada entre os dias 27 e 29 de Janeiro através de 500 entrevistas telefónicas e apresenta um desvio padrão de 0,022 pontos."

Diário Digital / Lusa